A presente proposição de criação da Comenda do Mérito do Legislativo Municipal “Vereador Dr. Hercules Silveira”, visa homenagear àqueles que se destacaram ou se destacam pelos relevantes serviços prestados há sociedade, no desempenho da defesa da cidadania e dos interesses sociais e individuais indisponíveis da sociedade, pilares do Estado Democrático de Direito. Ao mesmo tempo em que faz esse reconhecimento, a comenda tem o condão de eternizar o trabalho deste homem público que a mais de meio século dedica sua vida a proporcionar o bem comum ao povo capixaba.
Dr. Hercules Silveira começou sua vida profissional como faxineiro, na Santa Casa do município capixaba de Cachoeiro de Itapemirim. Ele tinha apenas o primário e trabalhava como zelador das enfermarias, e foi por esse convívio com o ambiente de hospital que desenvolveu o gosto pela saúde e enfrentou e venceu todos os obstáculos que poderiam impedi-lo de tornar-se médico um dia.
De família pobre, buscava no próprio ambiente hospitalar o estímulo emocional de que precisava para sair vitorioso de uma batalha tão dura. Quando o alto-falante do hospital anunciava “Dr. Fulano de Tal, favor comparecer ao centro cirúrgico com urgência”, ele pensava “Lá vai um médico salvar uma vida, um dia eu vou ser médico, também”. Muitos duvidavam e riam de sua pretensão. Ele, no entanto, nunca duvidou, e a vitória aconteceu. Cursou o ginásio, fez o vestibular e conseguiu ser aprovado para um dos cursos mais concorridos da universidade, que é o curso de Medicina. Um dos momentos mais marcantes da vida do Dr. Hercules Silveira foi quando seu nome foi anunciado pela primeira vez como médico no alto-falante de um hospital. Naquele instante, ele sentiu a emoção do sonho realizado, um sonho que não sonhou sozinho, mas com o apoio da família e dos amigos.
Pai zeloso, Dr. Hercules Silveira tem a alegria de assistir a seus filhos seguirem caminhos semelhantes ao do pai. Um deles está-se especializando em cirurgia vascular, em São Paulo. Sua filha é advogada e a esposa administra uma clínica na Praia da Costa, em Vila Velha.
Após realizar o sonho de ser médico, Dr. Hercules Silveira sentiu o chamado da vocação política. Seu primeiro mandato foi em Cachoeiro de Itapemirim, em 1970, quando foi o vereador mais votado naquela ocasião. Eleito outras cinco vezes para vereador em Vila Velha, sempre ocupou posições de destaque na Câmara de Vereadores. Como político, jamais negligenciou os interesses de sua categoria. Dr. Hercules Silveira presidiu a Constituinte municipal de 1990 e promulgou a Lei Orgânica do Município de Vila Velha. Nesta condição, ele conduziu a votação de todos os artigos da área de saúde, influenciando decisivamente na defesa dos interesses dos médicos. É de sua autoria a lei que dá isonomia dos médicos da prefeitura de Vila Velha com os médicos do IESP, instituição que sempre pagou salários mais elevados. Foi também o autor da lei que previa o pagamento do piso nacional de salários aos médicos do município, mas esta lei está sendo contestada na justiça. Vila Velha foi o primeiro município capixaba a criar o fundo municipal de saúde, lei que serviu de modelo a todos os demais, inclusive a capital, Vitória.
É importante que se registre, que cidadãos como o Dr. Hercules Silveira são exemplos de quão longe se pode ir com discernimento, coragem e determinação.
Por esse motivo, escolhemos nosso querido Vereador Dr. Hercules Silveira para homenagear a história de luta dos Vereadores (as) capixaba, e para que possamos reconhecer aqueles que se esforçam para garantir políticas públicas de mobilidade, inclusão, e dos interesses sociais e individuais indisponíveis da sociedade, pilares do Estado Democrático de Direito, é que a diretoria da Ascamves instituiu a Comenda do Mérito do Legislativo Municipal “Vereador Dr. Hercules Silveira”.
Data de Publicação: quinta-feira, 03 de abril de 2025